quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Celebrando Finados no México e Japão

Hoje é dia de Finados.  Muitas pessoas já foram ao cemitério durante a semana visitar amigos e parentes que se foram e deixaram grandes recordações.  Esse dia é comemorado de diferentes maneiras pelo mundo.  Escolhi dois bem interessantes cujo objetivo é festejar a visita que essas almas nos faz durante as festas de Finados.

O Dia dos Mortos (Dia de los Muertos), celebrado entre 31 de Outubro e 2 de Novembro, é o momento em que os mexicanos lembram e honram seus entes queridos que já se foram.  Isso pareça assustador e sombrio, mas não é!  É um feriado colorido e festivo onde os mexicanos visitam cemitérios, decoram as tumbas e passam um tempo lá, na presença de seus amigos e familiares mortos.  Eles fazem também decorações temáticas em suas próprias casa chamadas “ofrendas” para receber os espíritos.

Crânios feitos de açúcar, super tradicionais!

No Japão o “Obon” ou “Bon” é  uma tradição japonesa para honrar os espíritos de seus ancestrais.  Inicialmente era um costume budista e hoje ele faz parte das tradições familiares.  Os japoneses visitam e limpam os túmulos de seus ancestrais, dançam e também lançam lanternas rios chamadas TORO NAGASHI. Essas lanternas servem para iluminar o caminho de retorno para as almas. O festival dura três dias e é comemorado em três datas diferentes dependendo da região do país: 15 de Julho, 15 de agosto e  também no 15º  dia do 7º mês lunar. Estes dias não estão listados como feriados públicos, mas todos são liberados para fazer suas homenagens.

Lanternas lançadas nos rios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dica ou crítica.